top of page

 

  • O Artista

 

IRI VILELA nasceu em 09 de maio de 1968, em Brasília/DF. Artista Plástico por intuição, desde cedo mostrou interesse pelo desenho e pela pintura, tendo sido levado inúmeras vezes, por sua curiosidade inata, a se dedicar à varias técnicas. A arte sempre foi uma constante em sua vida.

O contato com disciplinas como História da Arte, Estética, Teoria da Percepção, entre outras, transformou seu modo de ver e compreender o mundo a sua volta. Todos os objetos eram fontes de experimentação e utilização em seus trabalhos.

Sua maior influencia, no entanto, está na pintura fantástica. Identificando-se em grande parte com o surrealismo. Evidentemente toda a arte exerce grande fascínio em sua atividade de pesquisa. A arte além das fronteiras da imaginação, utilizando todo o mundo a sua volta para compor suas obras, buscando um fazer baseado na mimese ou não. Utilizando uma linguagem pictórica analógica, distorcendo voluntária e intencionalmente a realidade, ou simplesmente deixando o subconsciente guiar as mãos no ato de representar sua realidade muito particular.

Pintor por vocação artística, ínsito do surrealismo abstrato evocativo da alma humana, insere-se nessa linha pictórica com suas figuras, texturas e pinceladas de graves tensões em terras, ocres, tons baixos, toques vermelhos, amarelos e contrastes gráficos em preto, compulsivos do automatismo psíquico abstrato, fiel aos seus primeiros criadores.

Iri Vilela vai garimpando o inconsciente, trazendo das profundidades cerebrais, signos da nossa ascentralidade, compondo mosaicos de alguma civilização remota, nos remetendo para um mundo aparentemente esquecido, até que o artista, como um arqueólogo, vai removendo camadas da história humana, investigando jardins cerebrais adormecidos.

Como artista nato, autodidata, um alquimista, Vilela nos traz à luz misteriosos símbolos e signos a serem decifrados como serão nossos destinos tão perturbadores.

A arte só nos dará essa resposta quando formos melhores. Por enquanto só nos resta sentir e nos sensibilizarmos com o indecifrável da arte.

Vilela residente atualmente em Taguatinga, onde mantém em seu ateliê uma escola de desenho e pintura, contribuindo com sua técnica e experiência, para o despontar de grandes talentos das artes plásticas que hoje se destacam no meio artístico de Brasília.

Sem Título-04.png
bottom of page